6.5.05

O jovem Sabino, os jovens

Li "Os movimentos simulados", romance que Fernando Sabino escreveu aos 22 anos. Eu tenho 22 anos. Não sei se, caso escrevesse um livro hoje, o resultado seria melhor do que o de Sabino - espero que sim. Sei que o livro é muito ruim. Eu não o teria publicado da forma como o autor publicou - 60 anos depois ou quase, fazendo o que ele mesmo chamou de obra póstuma antecipada. "Movimentos" parece-me uma tentativa de escrever um romance à Nelson Rodrigues, uma patologia da vida privada. Só que o tom é enfadonho, a estrutura narrativa é simplória, os personagens não apresentam muitas características, as digressões não conseguem mostrar nada, só frases feitas. É um jogo em que se sabe sempre o movimento sdeguinte, nem um pouco dissimulado. Um escritor atual, de 22 anos, publicaria um livro deste nível?
Comecei a pensar nos autores da nova geração - da qual eu participaria, se fosse escritor. Tenho alguns desses livros, mas não os li. Talvez porque eu não seja contemporâneo de mim mesmo. Não sou suficientemente pós-moderno, nem sou marginal - sem uma delas, não se é "atual". Talvez não deva ler nenhum desses livros.
Na verdade, acho que escrevo isso porque estou farto e desesperançoso. Desculpem-me.

2 Comentários:

Anonymous Anônimo escreveu...

Lucas,
Acho que o romance mais aguardado pra mim é o que você vai escrever. Se é que não já está escrevendo em absoluto segredo. Acho que você é capaz de fazer algo bastante satisfatório, seus textos aqui são ótimos. Bem Alvares de Azevedo às vezes, parece que veio direto do Romantismo pela máquina do tempo...
Uma conversa com a sua mãe está me pondo a pensar justamente isso. Não somos completamente contemporâneos do nosso tempo. Tenho refletido, sem me procupar com conclusões. Também ando desanimada com minha vida pessoal. Devia arrumar alguém pra casar, igual a você, sem duplo sentido. Bj, Monique

4:41 PM  
Anonymous Anônimo escreveu...

cara, dá pra fazer um triplo sentido disso: 1) arrumar alguém do jeito que você arrumou pra casar; 2)arrumar alguém pra casar, como você fez; 3) arrumar alguém como você (seu jeito) pra casar. Quanto ao livro, às vezes me pergunto o quanto o escritor (meio) é a mensagem (livro)... Ele publicou como um monumento histórico à sua proória vida, mas a interpretação do livro está intimamente ligada ao resto de sua obra. Se um zé ninguém, ele mesmo com 22 anos, tentasse publicar, talvez fnão conseguisse....

1:28 PM  

Postar um comentário

<< Home